sábado, 28 de setembro de 2013

Roteiro de Experimentação: Fermentação



ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO
TEMA: FERMENTAÇÃO
PÚBLICO-ALVO: 7º ANO – 3º Bimestre
INTRODUÇÃO
Os seres vivos precisam, para sobreviverem, de alguns elementos, como água, proteínas, vitaminas, sais minerais, carboidratos, etc.; os alimentos vão dar aos organismos energia para que as células façam as suas atividades vitais.
As plantas podem produzir sua própria energia através da fotossíntese; as algas  também realizam a fotossíntese, são tidas como o pulmão do mundo por liberarem na natureza mais oxigênio que a região Amazônica, vez que necessitam bem pouco oxigênio para a respiração.
E nessa luta para sobrevivência, os organismos retiram energia das mais diversas moléculas orgânicas, como os açúcares, os aminoácidos, os ácidos gordos, etc., sendo que, tanto na fermentação como na respiração, a mais frequente é a glicose.
Fermentação vem a ser um processo utilizado pelas bactérias para obter energia, não utiliza oxigênio e decorre no citoplasma das células, sendo que cada etapa é catalisada com a ajuda de diferentes enzimas.
Algumas indústrias se utilizam desse processo na produção de alguns produtos, conhecidos de todos nós, como por exemplo:
1. iogurte é produzido pela famosa fermentação lática, onde as bactérias, denominadas de lactobacilos, produzem ácido lático;
2. pão e cerveja são produzidos pela fermentação alcoólica, onde a fermentação é realizada por fungos (anaeróbicos facultativos), que produzem no final álcool;
3. vinagre à produzido pela fermentação acética, que consiste numa reação química, onde ocorre a oxidação parcial do álcool etílico, obtendo o ácido acético. As bactérias que realizam esse processo são as acetobactérias; etc.
OBJETIVOS
Nesta fase da aprendizagem os alunos já sabem que os microrganismos estão presentes no ambiente, e que podemos encontrá-los em todos os lugares.
Na atividade eles também já conseguem diferenciar fermento  biológico do fermento químico,  isso precisa ficar bem claro para que os alunos levem os materiais adequados, para a fermentação.
É importante que realize a experimentação em grupos de 6 para cada um fazer uma garrafa, e o relatório ser feito por todos e compartilhado.


MATERIAIS
1 colher de sopa
1 funil
6 garrafas do tipo pet do melhor tamanho que conseguir encontrar (chamada caçulinha)
2 colheres de açúcar (sopa)
2 colheres de farinha de trigo (sopa)
2 tabletes de fermento biológico (pode ser o fermento biológico em pó, mas o tablete dá pra repartir corretamente)
1 colher de sal (sopa)
300 mL de água morna
Procedimentos:
·         Enumerar todas as garrafas de 01 a 06
·         Na garrafa 1 colocar ½ tablete de fermento biológico e 50mL de água, fechar bem, dissolver o fermento e lacrar.
·         Na garrafa 2 colocar ½ tablete de fermento biológico, uma colher de açúcar e 50mL de água, fechar bem, dissolver e lacrar.
·         Na garrafa 3 colocar ½ tablete de fermento biológico, uma colher de sal e 50mL de água, fechar bem, dissolver o fermento e lacrar.
·         Na garrafa 4 colocar ½ tablete de fermento biológico, uma colher de farinha de trigo  e 50mL de água, dissolver, fechar bem e lacrar.
·         Na garrafa 5 uma colher de açúcar  e 50mL de água, dissolver  fechar bem e lacrar.
·         Na garrafa 6 uma colher de farinha de trigo  e 50mL de água, dissolver fechar bem e lacrar.
·         Deixar as garrafas guardadas por uma semana.

Resultados

As garrafas 2 e 4 vão desenvolver  uma excelente fermentação, pois as garrafas irão até perder suas formas original e ficarão duras, muito duras.
A  garrafa 1 e 3  poderá até formar gás, mas pouco.
A garrafa 6 poderá formar um pouco de gás, pois na manipulação alguns microrganismos estarão presente na farinha, e produzirão um cheiro desagradável.
A garrafa 5 não acontecerá nada, ou seja, não fermentará.

Os alunos já no início das anotações do resultado perceberam a fermentação sem mesmo abrir as garrafas e já saberão o que fermentou e o que não fermentou, nesse momento o professor terá que intervir, pois apareceram muitas dúvidas.

Conclusão
O responsável pela fermentação é um fungo microscópico (levedura), Saccharomyces cerevisae, ao consumir o açúcar e em outra garrafa a farinha, as leveduras produzem gás carbonico e álcool etílico. O gás fica preso no interior das garrafas fermentadoras, formando bolhas e fazem a garrafa estufar, até o ponto de mudar a forma da garrafa, ou seja, ficar bem redondinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.