ROTEIRO
DE EXPERIMENTAÇÃO
TEMA:
FERMENTAÇÃO
PÚBLICO-ALVO:
7º ANO – 3º Bimestre
INTRODUÇÃO
Os seres vivos
precisam, para sobreviverem, de alguns elementos, como água,
proteínas,
vitaminas, sais
minerais, carboidratos,
etc.; os alimentos
vão dar aos organismos energia para que as células façam as suas atividades
vitais.
As
plantas podem produzir sua própria energia através da fotossíntese;
as algas também
realizam a fotossíntese, são tidas como o pulmão do mundo por liberarem na
natureza mais oxigênio que a região Amazônica, vez que necessitam bem pouco
oxigênio para a respiração.
E nessa
luta para sobrevivência, os organismos retiram energia das mais diversas moléculas
orgânicas, como os açúcares, os aminoácidos, os ácidos gordos, etc., sendo que,
tanto na fermentação como na respiração, a mais frequente é a glicose.
Fermentação
vem a ser um processo
utilizado pelas bactérias para obter energia, não utiliza oxigênio e decorre no
citoplasma
das células, sendo que cada etapa é catalisada com a ajuda de diferentes
enzimas.
Algumas
indústrias se utilizam desse processo na produção de alguns produtos,
conhecidos de todos nós, como por exemplo:
1.
iogurte é produzido pela famosa fermentação lática, onde as bactérias,
denominadas de lactobacilos, produzem ácido lático;
2. pão e
cerveja são produzidos pela fermentação alcoólica, onde a fermentação é
realizada por fungos
(anaeróbicos facultativos), que produzem no final álcool;
3.
vinagre à produzido pela fermentação acética, que consiste numa reação
química, onde ocorre a oxidação parcial do álcool etílico, obtendo o ácido
acético. As bactérias que realizam esse processo são as acetobactérias; etc.
OBJETIVOS
Nesta
fase da aprendizagem os alunos já sabem que os microrganismos estão presentes
no ambiente, e que podemos encontrá-los em todos os lugares.
Na
atividade eles também já conseguem diferenciar fermento biológico do fermento químico, isso precisa ficar bem claro para que os
alunos levem os materiais adequados, para a fermentação.
É
importante que realize a experimentação em grupos de 6 para cada um fazer uma
garrafa, e o relatório ser feito por todos e compartilhado.
MATERIAIS
1 colher
de sopa
1 funil
6
garrafas do tipo pet do melhor tamanho que conseguir encontrar (chamada
caçulinha)
2
colheres de açúcar (sopa)
2
colheres de farinha de trigo (sopa)
2
tabletes de fermento biológico (pode ser o fermento biológico em pó, mas o
tablete dá pra repartir corretamente)
1 colher
de sal (sopa)
300 mL
de água morna
Procedimentos:
·
Enumerar
todas as garrafas de 01 a 06
·
Na
garrafa 1 colocar ½ tablete de fermento biológico e 50mL de água, fechar bem,
dissolver o fermento e lacrar.
·
Na
garrafa 2 colocar ½ tablete de fermento biológico, uma colher de açúcar e 50mL
de água, fechar bem, dissolver e lacrar.
·
Na
garrafa 3 colocar ½ tablete de fermento biológico, uma colher de sal e 50mL de
água, fechar bem, dissolver o fermento e lacrar.
·
Na
garrafa 4 colocar ½ tablete de fermento biológico, uma colher de farinha de
trigo e 50mL de água, dissolver, fechar
bem e lacrar.
·
Na
garrafa 5 uma colher de açúcar e 50mL de
água, dissolver fechar bem e lacrar.
·
Na
garrafa 6 uma colher de farinha de trigo
e 50mL de água, dissolver fechar bem e lacrar.
·
Deixar
as garrafas guardadas por uma semana.
Resultados
As
garrafas 2 e 4 vão desenvolver uma
excelente fermentação, pois as garrafas irão até perder suas formas original e
ficarão duras, muito duras.
A garrafa 1 e 3
poderá até formar gás, mas pouco.
A
garrafa 6 poderá formar um pouco de gás, pois na manipulação alguns
microrganismos estarão presente na farinha, e produzirão um cheiro
desagradável.
A
garrafa 5 não acontecerá nada, ou seja, não fermentará.
Os
alunos já no início das anotações do resultado perceberam a fermentação sem
mesmo abrir as garrafas e já saberão o que fermentou e o que não fermentou,
nesse momento o professor terá que intervir, pois apareceram muitas dúvidas.
Conclusão
O
responsável pela fermentação é um fungo microscópico (levedura), Saccharomyces cerevisae, ao consumir o
açúcar e em outra garrafa a farinha, as leveduras produzem gás carbonico e
álcool etílico. O gás fica preso no interior das garrafas fermentadoras,
formando bolhas e fazem a garrafa estufar, até o ponto de mudar a forma da
garrafa, ou seja, ficar bem redondinha.
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